sexta-feira, 26 de outubro de 2007

This blog ain’t dead (yet) :P

Bem, quase que é ridiculo (ou será que é mesmo?) mas só agora é que realmente tive tempo para actualizar o blog. Neste último mês e pouco passaram-se imensas coisas, conhecemos um pouco de toda a Holanda e houve ainda tempo para algumas deslocações a paises vizinhos. Devo dizer que estudar no TUDelft é um grande privilégio e é uma faculdade com imensa actividade, prestigio e professores de enorme gabarito. A começar pelo facto de a grande maioria dos livros usados serem de autoria dos próprios e de tiragens consideráveis para todo o mundo (em lojas como amazons, etc) e pela experiência de trabalho que têm. É de referir que a Holanda, este pequenissimo pais com 16 milhões de habitantes e de dimensões muito reduzidas (contando com uma considerável fatia de terra conquistada ao mar e por isso com bombas permanentemente a devolver agua ao mar) é também o pais criador de empresas como a Shell (3ª maior empresa do mundo, só superada pela exxonmobil e wal-mart) e a Philips (conceituada empresa de, entre outras coisas, electrónica de consumo).


Ao fundo, o campus da Tu Delft (A torre principal é a electrical engineering, maths and computer science faculty - EEMCS)

Devo ainda destacar a organização do pais visível, por exemplo, numa visita ao hospital (que acabei por realizar algumas fruto de uma cadeira que me encontro a realizar), onde não se encontram doentes espalhados por todo o lado e funciona quase como um hospital privado, onde as pessoas chegam, vão ás consultas e voltam para casa calmamente. Relativamente a estes últimos, destaco ainda o facto de existir imensa investigação nestes com equipas de tamanhos assinaláveis de engenheiros, físicos, matemáticos e cientistas das mais diversas áreas a conduzir investigações nos mesmos e que resultam na existência de inúmeros equipamentos do mais moderno que existe no mundo (por exemplo, é possível a um cirurgia treinar num simulador uma cirurgia antes de a concretizar num paciente).


Leiden medical university

Relativamente ao ambiente em si, devo dizer que Delft é uma cidade pequena, altamente universitária o que, sabendo que é uma universidade técnica, se traduz numa alta percentagem de elementos do sexo masculino e baixa de elementos do sexo oposto (porra... lol). É engraçado ver o ambiente multi cultural que existe aqui devido, principalmente, ao facto de as aulas serem em inglês e ao prestigio da universidade. De facto, existem pessoas um pouco de todo mundo com os mais diferentes "backgrounds" académicos.
Houve também já tempo para visitas, entre outras, de familiares com destaque para os pais do João e dos meus (André) LOL Durante estas visitas existiram passeios adicionais, incluindo, entre outros sítios, visitas a Amesterdão, Roterdão, Ultrecht, Leiden e Den Haag (algumas das principais cidades da holanda).


Madamme tussaud amesterdão



Durante este mês e meio também houve oportunidade de participar numa tentativa de bater um recorde para o Guiness de abertura de garrafas de chamapgne. Não me perguntem se conseguimos porque não faço ideia, mas as garrafas a 1 euro, valeram bem a pena :) e por incrível que isto possa parecer, até não era mau...




Finalmente, entre as imensas festas a que temos ido, houve também tempo para, tal como referi, visitar o cláudio em Ghent. Foi um fim de semana que devo dizer que gostei muito onde no sabado, durante o dia, conheci Antwerpen e à noite e no domingo conheci Ghent (devo dizer que fiquei com inveja das bicicletas deles que são muito melhores e da cerveja que é significativamente mais barata e melhor LOL).


ESN traffic light party

Infelizmente, aqui as aulas funcionam por trimestres e esta é altura em que se realizam os exames do 1º trimestre e, como tal, estou em exames. Por isso, mais noticias para breve, ou seja, depois dos exames :)
Quase me esquecia... Aqui está o meu fantastico veiculo :)



Sem comentários: